Amanhã é o chamado Dia de Reis, dia em que normalmente desfazemos os enfeites natalícios. Curiosamente, é o dia em que, nos países de origem espanica, se abrem as prendinhas que os tugas já estão fartos de utilizar. hehe. No fundo, faz algum sentido, dado que os três reis magos é que trouxeram as prendas e não propriamente o Pai natal. Mas afinal o que se celebra amanhã?
Não tendo muito tempo para andar a fazer investigações exaustivas, pareceu-me que a versão disponível na Wikipédia seria bastante válida. Aqui fica:
"A Epifania do Senhor (do grego: Ἐπιφάνεια, : "a aparição; um fenômeno miraculoso") é uma festa religiosa cristã que celebrava-se no dia 6 de janeiro, ou seja, doze dias após o Natal, porém, a partir da reforma do calendário litúrgico em 1969 passou a ser comemorada 2 domingos após o Natal.
A Epifania representa a manifestação de Jesus Cristo como o enviado de Deus Pai, quando o filho do Criador dá-se a conhecer ao Mundo. Na narração bíblica
Jesus deu-se a conhecer a diferentes pessoas e em diferentes momentos,
porém o mundo cristão celebra como epifanias três eventos: a Epifania
propriamente dita perante os magos do oriente (como está relatado em Mateus 2, 1-12) e que é celebrada no dia 6 de Janeiro; a Epifania a João Batista no rio Jordão; e a Epifania a seus discípulos e início de sua vida pública com o milagre de Caná quando começa o seu ministério.
No sentido literário, a "epifania" é um momento privilegiado de
revelação, quando acontece um evento ou incidente que "ilumina" a vida
da personagem."
Espero que para os curiosos esta postagem seja tão esclarecedora como a sua elaboração foi para mim.
E muitas prendinhas para os nossos amigos espanhois!
Sem comentários:
Enviar um comentário